O Curso de Formação de Conselheiro em Dependência Química foi criado para atender às crescentes demandas dos profissionais e estudantes das diversas áreas de saúde, bem como para possibilitar a formação de novos profissionais.O curso visa desenvolver de uma forma mais abrangente, novos conhecimentos sobre as características e os tratamentos na área da Dependência Química e dos Distúrbios Mentais, sobretudo relacionados ao uso de substâncias químicas.O curso é organizado pela FETEB Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil e existe desde 1995, formando mais de 1500 profissionais da área e ressalta três principais fundamentos:

1- DEPENDÊNCIA QUÍMICA: Abrange os aspectos que envolvem a área da Dependência Química, tais como: epidemiologia, fisiologia, aspectos culturais, compulsões, doença na família, tipos de drogas e farmacologia.

2- PSICOTERAPIAS: Abrange os modelos de tratamento utilizados na Dependência Química, tais como: aconselhamento, grupos de mútua-ajuda, teorias psicológicas e internação.

3- PSICOPATOLOGIA: Abrange os aspectos relacionados à psicopatologia dos distúrbios mentais, tais como: comportamentos desviantes, sintomas psiquiátricos e co-morbidades.

O curso FETEB é reconhecido em todo território nacional e com uma novidade a Credencial com número de registro de Conselheiro em Dependência Química. Os cursos são ministrados por especialistas na área da dependência química como psicólogos ,psiquiatras,assistente social ,técnicos em dependência química e terapeutas.O objetivo da FETEB e levar o máximo de conhecimento possível para os alunos preparando para o mercado de trabalho.

Temas abordados:

* Co dependência e tratamento familiar

* As dimensões básicas do aconselhamento

* Dependência Química como doença

* Código de ética do conselheiro

* Os doze passos modelo minnesota

* Cérebro e a Neurobiologia dos comportamentos ligados ao uso de substâncias psicoativas

* Maconha

* Tabagismo

* Alcoolismo

* Cocaína, Crack, Anfetamina e Metanfetamina

* Prevenção de recaída

* Grupos de Mútua Ajuda

* 12 Passos

* Primeiros Socorros

* Tipos de Internação e Tratamento em regime de Internação

* Tratamentos Farmacológicos para Transtorno de Uso de Drogas

* Atividades Físicas no Tratamento no Transtorno no Uso de Drogas

* Aula de Encerramento do Curso

 

Além do Certificado a FETEB também emite uma credencial com número de registro (carteirinha ) e mais 300 horas de material terapêutico via e-mail para o aluno.